aberturas bancas esporte historia informatica latim olimpiada ondestão poker revista statistics tradução winchester winword xadrez

Gazeta de Ondestão [1]

Contra fatos há argumentos.
Informando a população ondestanesa desde sempre, seguindo as leis e os bons costumes desta gloriosa terra escolhida por Deus. Nosso Deus, é claro: deixe os seus do lado de fora ao pedir visto para cá. Para os que a gente precisa desenhar, este é um jornal satírico.

Ondestão apresenta seu primeiro robô policial com inteligência artificial

Robô com IA faz sua estreia patrulhando festival em Ondestão com câmeras 360° e reconhecimento facial

Por Kaori Diculo, em 18 abril de 2025 às 10:12

Durante as celebrações do festival Mão furada, Ondestão colocou em operação seu primeiro robô policial equipado com inteligência artificial. O dispositivo foi apresentado oficialmente pela equipe de Transição da Organização Nacional de Força de Apaziguação (TONFA) no dia 9 de abril, em uma publicação nas redes sociais.

Chamado de “Tamanduá” — que pode ser interpretado como uma analogia à mitologia local do animal que devora formigas após estas se gabarem às cigarras de estarem mais preparadas para o inverno e de, portanto, arrogarem ter mais direito a decidir quem vai ao reino dos céus do que os ociosos — o robô foi posicionado na Rua dos Enjeitados, na província de Judasphincter, para monitorar a segurança pública durante o evento. O projeto é fruto de uma parceria entre a Polícia Provincial da Região 7, a TONFA e a prefeitura local.

Leia mais: Ondestão estuda realizar queima de livros de ficção científica e de cópias VHS do filme Robocop temendo rejeição à nova política de segurança

Um robô policial estilo Robocop com visão 360°

Gerado com Chat GPT em 19/04/2025.

O robô, batizado oficialmente como AI Police Robot 1.0, lembra o estilo Robocop e vem equipado com câmeras inteligentes capazes de capturar imagens em 360 graus. Todo o sistema é apoiado por inteligência artificial embarcada que analisa imagens em tempo real, tanto das câmeras do próprio robô quanto de drones e das câmeras de segurança da região.

Essas imagens são enviadas diretamente ao Centro de Comando e Controle da província, permitindo uma resposta rápida a qualquer incidente.

Grupos de direitos humanos já reagiram à novidade, acusando as autoridades ondestanesas de terceirizar o monopólio da violência do Estado. A Anistia AGI publicou, em suas redes sociais, memes com montagens em que os robôs policiais cobram, em blitze, propina com máquinas de passar cartão. Vários dirigentes da referida ONG passaram a ser ameaçados pelos policiais ainda humanos. Pelos não humanos, estão sendo bombardeados por bots trazendo falas alarmantes e atacando a honra destes. Alfredo José das Couves, um dos advogados da instituição, é taxativo: “Com que cara vamos chegar à delegacia para defender nossos clientes detidos, por exemplo, em um protesto? Se o trabalhador em horário de expediente for agredido por um policial robô a caminho do almoço, por exemplo, pode ser caracterizado como um acidente de trabalho?.”

A equipe da GO procurou o comandante da TONFA, e sua assessoria de imprensa se limitou a responder, em nota: “Se não concordou com a abordagem, é só o cidadão desligar e ligar de novo, o robô.”

O que o AI Police Robot 1.0 é capaz de fazer?

O robô não está ali apenas para impressionar. Ele conta com uma série de recursos avançados voltados para a segurança:

Reconhecimento facial e alertas automáticos: identifica rostos e emite notificações caso detecte pessoas procuradas ou consideradas de alto risco.

Acompanhamento de suspeitos: consegue rastrear indivíduos em meio à multidão com base em características visuais.

Busca avançada por aparência: localiza pessoas com base em traços faciais, tipo físico, vestimenta e gênero.

Detecção de armas: reconhece objetos perigosos, como facas e bastões, e ignora brinquedos típicos do festival, como pistolas de água.

Monitoramento de comportamento: analisa ações e detecta possíveis brigas, agressões ou comportamentos suspeitos.

Robôs policiais também ganham espaço em outras cidades

Papillon não é a única cidade de Ondestão apostando na integração de robôs na segurança pública. Além da capital, Grenze já iniciou testes com robôs humanoides. Os modelos RN01, desenvolvidos pela DeltaAI, foram vistos patrulhando ruas ao lado de policiais humanos, usando coletes de alta visibilidade e interagindo com o público.

Mas, talvez, interagir seja uma força de expressão. A reportagem andou pelas ruas de Grenze e, em alguns momentos de nosso trabalho, era possível ouvir vozes metálicas dando bom dia aos transeuntes e perguntando a todos usando chinelo, sandálias e com pele queimada de sol, aonde estavam indo. Os empresários locais, satisfeitos, comemoram. “As milícias, pouco a pouco, estão perdendo espaço”, afirma um deles, sob condição de anonimato. Outros, contudo, não partilham do mesmo otimismo: “Sem as milícias, os aluguéis estão disparando. Pra terminar a faculdade vou morar aqui como, dando a bunda?”, revolta-se uma aluna. A amiga a seu lado cora e desvia o olhar de nossa equipe. Era possível entrever uma camisinha na bolsa entreaberta de nossa entrevistada.

Esses robôs são capazes de acenar, responder a comandos de voz e até mesmo cumprimentar pedestres. Lançado oficialmente em dezembro de 2024, o RN01 tem mobilidade ágil, tela sensível ao toque e uma plataforma aberta, que permite a desenvolvedores do mundo todo criarem novas funções.

Um desses programadores pioneiros está desenvolvendo um algoritmo com vozes de programas de auditório. Segundo ele, é importante adicionar um pouco de humor às abordagens, para quebrar a tensão e aproximar a TONFA das pessoas. Seu nome é Cornélio Solis. Efeitos sonoros como aquele retirado do refrão da canção Pare, da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, é um dos que foram incluídos. “Imagine você ser abordado por um policial robô e o alto-falante soltar um ‘rapaz’, como ouvido nos programas de auditório. Isso vai ajudar a população a ter empatia com as forças de segurança vigiando-as”, afirma.

(com agências internacionais, adaptado)

Publicado por


Deixe um comentário