Quando eu tive contato com o conceito de stopwords, muito usado para machine learning, percebi que era possível deixar a língua escrita muito mais ágil. Formalidades gramaticais nos distraem demais e nos fazem perder detalhes relevantes pelo caminho. Desenvolvi a técnica abaixo, combinando os casos do latim com características de uma língua analítica, usando diacríticos para isso.


ATUALIZAÇÕES:
- Sinal ‘I’ indica que o substantivo possui o prefixo entre-. Pode também ser usado com outras classes de palavras para significar a preposição ‘entre’.
Vejamos como funciona na prática:
Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos
+ . _
Considerando Reconhecimento Dignidade inerente
^ . +
todos Membros Família humana seus Direitos iguais
~+ _ . + ˘
alienáveis Fundamento Liberdade, Justiça Paz Mundo,
+~ +~ ˘
Considerando Prezo Respeito Direitos humanos
˘ +
resultaram Atos bárbaros ultrajaram Consciência
. + . +˘ +
Humanidade Advento Mundo Mulheres Homens gozem
^ . . +. >
Liberdade Palavra, Crença Liberdade de viverem
˘ +˘ _ ++
salvo Temor Necessidade proclamou como alta
.
Aspiração Ser humano comum,
_ +
Considerando essencial Direitos humanos
_ ˘ . ! ~_
protejam Império Lei, Ser humano compila, como
^ +
último Recurso, Rebelião contra Tirania Opressão,
_
Considerando essencial promover Desenvolvimento
. I
Relações amistosas Nações,
+ .
Considerando Povos Nações Unidas reafirmaram,
˘ ˘ .
Carta, sua Fé Direitos fundamentais Ser humano,
˘ +˘ . ˘ .
Dignidade Valor Pessoa humana Igualdade Direitos
. +. ++
Homem Mulher decidiram promover Progresso social
+++ . ˘ +
boas Condições Vida Liberdade ampla,
Uma expansão é possível, com o temor de que seja mais difícil o usuário memorizar todas as regras. Outra coisa que esqueci de escrever à mão nas imagens é que todos os substantivos têm inicial maiúscula.
Bem antes de eu conceber este método, algumas coisas em escrita alheia eu já absorvera, quando computadores não eram tão populares e as pessoas contratavam terceiros para digitar seus trabalhos. Vamos a elas:
- abreviar o sufixo -mente com /e: infeliz/e, gradativa/e;
- essa eu via sendo muito usada por estudantes de psicologia, que substituíam a palavra indivíduo por um triângulo: Mas hoje, em vez de prender os usuários de drogas, o governo os encaminha para comissões que tentam convencer o △ a abandonar o uso ou, no caso de viciados, iniciar um tratamento. (Folha de S.Paulo, 03/07/2009)
- criar abreviaturas de tudo. Muito útil para estudar os códigos monocórdios do direito. Evitar criação de siglas com palavras de até três letras. Confira o exemplo abaixo gerado pela Gemini, já adaptado com as dicas de escrita aqui elencadas:
Em direito penal, o dolo eventual ocorre quando o agente prevê a possibilidade de um resultado danoso com a sua conduta, mas não se importa se ele oc ou não, assumindo o risco de produzi-lo. Em outras palavras, o agente não deseja direta/e o res, mas aceita a poss de que ele oc.
Elaboração:
- Assunção do Risco: Elemento central do DEv é a AdR. Ag não apenas prevê res, mas também se conforma com poss de que ele oc.
- Consciência do Risco: CdR é essencial. Ag deve estar ciente de que a sua cond pode causar res dan, mesmo que ele não deseje direta/e que isso oc.
- Diferença para o Dolo Direto: No DDir, o agente quer res, enquanto no DEv, ele não quer res, mas assume risco de produzi-lo.
- Diferença para a Culpa: DEv se diferencia da culpa (culpa consciente) porque no DEv há uma AdR, enquanto na CCon, há a confiança na poss de evitar res.
- Exemplos: Um exemplo comum de DEv é o de motorista que dirige embriagado e causa um acidente, mesmo sabendo que pode matar alguém.
Consequências Jurídicas:
- DEv é uma forma de dolo, ou seja, uma forma de vontade de cometer um crime. Cr cometido com DEv é considerado doloso e, portanto, sujeito a penas mais severas do que as penas previstas para Cr culposos.
- Exemplos de Cr que podem ser cometidos com DEv incluem homicídio, lesão corporal e dano.
Abaixo, bons exemplos de como esta linguagem ajuda a condensar texto, dando agilidade a anotações:
_±~
Ignoráveis?
São ignoráveis ou não?
?~_ _>
Ele aqui ontem, onde?
Se ele não estava aqui ontem, onde estava, então?
>_
Penso.
Penso, logo existo.
!
Fiz quis
Fi-lo porque qui-lo.
Deixe um comentário